Juros bancários sobem em março, diz Procon-SP
Pesquisa do Procon-SP divulgada hoje mostra que, em março, as taxas de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial apresentaram, mais uma vez, uma "leve" alta em relação ao mês anterior. No primeiro caso, o aumento foi de 0,03 ponto percentual, o que fez com que a taxa passasse de 5,39% a.m. para 5,42%.
No cheque especial, os juros médios cobrados pelos bancos ficaram em 9,31% a.m., taxa superior aos 9,29% registrados em fevereiro.
De acordo com a instituição, a tendência é de elevação das taxas; por isso, o consumidor deve ficar atento:
- A falta de planejamento, a impulsividade na hora de consumir e a facilidade de contratação levam, muitas vezes, o consumidor a solicitar um empréstimo sem necessidade ou a assumir dívidas além de suas possibilidades de pagamento. É bom lembrar que o juro real brasileiro continua sendo o maior do mundo – diz a nota do Procon-SP.
A pesquisa, feita nos dias 1º e 2 de março, quando o Copom se reuniu e decidiu pela alta da Selic, envolveu as seguintes instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. No caso do empréstimo pessoal, foi estipulado o período de 12 meses; no cheque especial, 30 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário